BENEFÍCIOS DO OVO PARA O CABELO

19.10.15
O ovo é considerado o 2º alimento mais completo do mundo, sabendo disso quais os benefícios do ovo para o cabelo? Pesquisei sobre o ovo descobri que ele praticamente é um conjunto de capsulas de vitaminas em apenas 1 alimento. Comer 1 a 2 ovos por dia e como se você tivesse tomando o Pantogar e o Pill food juntos em 1 só alimento! da pra acreditar nisso?
O ovo contém vários nutrientes importantes para o  organismo.
O ovo é considerado pela OMS Organização Mundial de Saúde como um alimento de proteína padrão e de alto valor biológico a sua composição é fonte de :


Vitaminas- A , D , E , K , Complexo B
Minerais -  Ferro , Fósforo , Manganês , Potássio e Sódio.


 ALIMENTAÇÃO COMO TRATAMENTO PARA O CABELO



MAS  O QUE O SEU CABELO PRECISA? 


Estudando um pouco mais sobre a composição do cabelo, vamos entender melhor quais os benefícios do ovo para o cabelo.
  • 88% proteínas – queratina (composta por 18 aminoácidos, entre eles cisteína, rica em enxofre e responsável pelas conexões fibrosas dos fios)
  • 3% lipídios – compostos por esterol, ceramidas e ácidos graxos
  • 1% melanina – responsável pela cor do cabelo
  • 8% água, sais e minerais 
A beleza e a saúde do cabelo estão relacionadas à quantidade de nutrientes e água presentes no fio. Na falta ou deficiência deles, as cutículas ficam abertas, causando descamações, perda de brilho e pontas duplas. 

                               BENEFÍCIOS DO OVO PARA O CABELO


      TABELA DE NUTRIENTES:




PROTEÍNA

A Proteína é formadora dos cabelos e das unhas,  é constituída por 18 aminoácidos que interagem entre si, onde se destacam a cisteína e a cistina.
Cistina – constitui cerca de 10% do cabelo, promove o crescimento dos cabelos. 
  • A cistina, principal componente da queratina do cabelo, promove o funcionamento natural da raiz capilar e tem efeito antioxidante, agindo como um depurador de radicais

Cisteína – Reparar os danos, proteger do sol tendo seu efeito antioxidante, é o melhor aminoácido tido pela função de fortalecimento no fio, melhora a qualidade e textura do cabelo, e é conhecido por dobrar o comprimento do cabelo. L-cisteína, também impede a queda de cabelo e tem um efeito desintoxicante no corpo.
Faça o teste PB para saber se seu cabelo está saudável – Com o cabelo molhado, puxe alguns fios e estique-os:
  • Se os fios voltarem ao normal logo em seguida, seu cabelo está saudável.
  • Se os fios logo quebram, seu cabelo está com excesso de proteína.
  • Se os fios esticam demais e não voltam ao comprimento inicial, seu cabelo precisa de proteína.


VITAMINA – A

Promove crescimento saudável dos cabelos e impede que o cabelo fique seco e quebradiço e que sua pele torne-se áspera. Interrompem a degeneração das células capilares causada pela oxidação; controlam a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo; melhoram a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular. 
Sua falta no organismo causa:
Pele
 – Pele seca com descamação
– Pele seca, brilhante, quebradiça, tendência a formar escamas
– Acne (espinha) no rosto, costas ou nádegas
– Pele com erupção semelhante à carne de galinha depenada
– Pele do calcanhar dura, grossa e seca
 Cabelos
 – Cabelos secos e quebradiços
Unhas
– Unhas grossas, espessas
– Unhas pequenas com estrias

CHOLINE – COLINA 

A colina é fornecedora de radicais metila, essenciais para trocas metabólicas. Atua em combinação com a vitamina B12

RIBOFLAVINA – B2

Os principais benefícios:
  • Determinante no crescimento e reprodução
  •  Fortalece os cabelos, unhas e a pele
  •  Acelera a cicatrização de lesões
  •  Beneficia a visão
  •  Alivia o cansaço dos olhos
  •  Metaboliza carboidratos, gorduras e proteínas
Vitamina B2, também conhecida como riboflavina é uma substância, fundamental para manter o cabelo saudável.

VITAMINA B 12

Ajuda o cabelo a crescer mais e mais forte, evitando pontas duplas. Vitaminas B12 ajuda a criar um fluxo de sangue saudável para o couro cabeludo, também cria folículos saudáveis. Um benefício incrível desta vitamina é que ela luta contra o envelhecimento precoce do cabelo.

ÁCIDO FÓLICO – B9

Principais funções: atua em conjunto com a vitamina B12 na transformação e síntese de proteínas. Possivelmente o mais importante de todas as vitaminas para queda de cabelo e perda de cor do cabelo.
A carência de ácido fólico, junto com a carência de vitamina B12, pode levar as pessoas a sentirem vertigens, cansaço, perda de memória, alucinações e fraqueza muscular.

ÁCIDO PANTOTÊNICO – B5

O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo, perda de cabelo e manutenção da  cor do cabelo. fortalece o metabolismo energético da reprodução celular, estimula a divisão celular e fortalece a regeneração das células existentes.
Sua falta no organismo causa:
 – Aumento da queda de cabelos
– Cabelos são retirados facilmente e sem dor
– Cabelos brancos precoce


ÁCIDO PANTOTÊNICO – B5

O ácido pantotênico é considerado a melhor vitamina para queda de cabelo, perda de cabelo e manutenção da  cor do cabelo. fortalece o metabolismo energético da reprodução celular, estimula a divisão celular e fortalece a regeneração das células existentes.
Sua falta no organismo causa:
 – Aumento da queda de cabelos
– Cabelos são retirados facilmente e sem dor
– Cabelos brancos precoce

VITAMINA D

Evita queda e fortalece os fios, também responsável pelo brilho.  Vamos pegar sol galera! 15 minutos no dia já são suficientes! Mas lembrando ” o sol faz bem a saúde até as 10 da manha e depois da 4 da tarde,….” quem lembrar viu tv na infância. 

VITAMINA B6

Necessária para manter a cor do cabelo, e sua deficiência pode causar a perda de cabelo

 VITAMINA E

Ação anti-radicais livres; previne danos celulares decorrentes da UV e do envelhecimento; melhora a microcirculação do couro cabeludo; protege de gorduras oxidáveis. 
Se você quer minimizar os efeitos do envelhecimento através de um potente agente antioxidante, então é melhor começar a consumir vitamina E adequadamente na sua alimentação. E ajuda diretamente na absorção da VITAMINA A. Também proteger as nossas células dos compostos tóxicos que entram no nosso organismo, combatendo os radicais livres que causam a degeneração dos tecidos. Por isso é tão associada à juventude e beleza da pele
VITAMINA H – BIOTINA
Vitamina hidrossolúvel, faz parte da família do complexo B. É um nutriente essencial para o crescimento das células, sua carência altera o ciclo capilar, aumentando o tempo de queda. 

SELÊNIO- SELENIUM

  • Antioxidante;
  • Metabolismo do hormônio da tireoide
  • Proteção contra a intoxicação de metais pesados;
  • Prevenção de doenças crônicas não transmissíveis como o câncer;
  • Aumento da resistência do sistema imunológico;
  • Fertilidade masculina.
Para ter os benefícios do selênio para saúde uma boa dica é ingerir uma castanha-do-pará que além de selênio tem também vitamina E que está presente o ovo. O selenium contribui bastante para a saúde da pele, unhas e cabelo.O selênio retarda o envelhecimento, combate a tensão pré-menstrual, preserva a elasticidade dos tecidos, previne o câncer e neutraliza os radicais livres.

FÓSFORO 

O Fósforo e o nutriente reveste todas as nossas células, participando do processo de crescimento de tecidos. Previne envelhecimento dos fios acelera o crescimento.
 O fósforo mineral é um componente importante para ossos e dentes, assim como o cálcio. Fósforo ajuda a manter um pH normal (equilíbrio ácido-base) no corpo e gera e utiliza energia.

ZINCO

Zinco ajuda com a produção de sebo, o óleo natural produzido pelo seu couro cabeludo que é essencial para o cabelo saudável e hidratado. Ele mantém o couro cabeludo condicionado, que ajuda a evitar caspa. Zinco também mantém o eixo do cabelo saudável e forte, minimizando a perda de cabelo. Sem zinco suficiente, você pode perceber que seu cabelo quebra facilmente e retarda o crescimento dos fios. 
A deficiência de zinco causa uma importante diminuição da sensação do sabor e do olfato, pode causar anorexia ou alterações do apetite (preferência por alimentos salgados ou muito temperados), diminuição da libido, diminuição da visão noturna, diminuição da fertilidade, alterações esqueléticas, diarreias de repetição principalmente na infância, diminuição da imunidade propiciando um aumento das infecções de repetição e alterações da pele e dos anexos como: dermatite, queda de cabelo, manchas brancas nas unhas e alterações do colágeno. A diminuição do zinco também está associada com baixo rendimento escolar.

FERRO 

Importante na produção de glóbulos vermelhos, responsáveis pela circulação de oxigênio no sangue. Sua falta causa desânimo, queda de cabelo e fraqueza. Ele permite que o cabelo absorva todos os outros nutrientes

ENXOFRE

Mineral essencial para a formação de queratina, a proteína que estrutura e encorpa o cabelo. O enxofre é responsável pelo brilho dos cabelos e pode estimular o seu crescimento e aumento na espessura (o cabelo engrossa).

CÁLCIO 

A baixa quantidade dele no organismo faz com que o cabelo fique frágil e quebradiço. Contribui para o metabolismo do ferro e vitaminas vitais no crescimento dos fios; sua ação também é essencial para a formação das proteínas do cabelo.
A falta de cálcio no organismo causa, dentes frágeis, unhas fracas e quebradiças, queda de cabelo, pele seca com descamação e rachadura, cãibra, taquicardia, formigamento, contrações musculares contínuas, convulsões, diminuição da memória, insônia, irritabilidade e agitação.

SÓDIO

Ajuda no equilíbrio da água no interior do  fio do cabelo. 

MAGNÉSIO

De acordo com alguns especialistas, a Alopécia e a Calvície, estão diretamente ligadas á deficiência de Magnésio no organismo. O consumo de magnésio deixa o cabelo e unhas  mais fortes e saudáveis

BENEFÍCIOS DO OVO PARA O CABELO

                   

Espero que tenham gostado !!
Beijãao!!

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.